![]() |
C. R. Rubim |
|
Nesse esforço para INSPIRAR as atitudes justas, conforme ordena a Santa Mãe Igreja, sabendo que como ramos enxertados no galho da oliveira (Rom 11:17). Jesus como Cabeça e nós membros do corpo Místico de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é a Igreja (Efésios 1:23), temos de ter os olhos fitos no Céu, pensando na Salvação da alma da pessoa. Respeitando o bem comum. Não devemos nos envolver em questões políticas pois a Santa Mãe Igreja exerce uma missão diferente da que concerne as autoridades políticas. Só se emite um juízo na ordem da moralidade quando os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas exigirem. Conforme nos ensina o Catecismo da Igreja Católica.
Nos conflitos de interesses financeiros, como os que estamos vivendo nesse espaço de tempo, se torna muito difícil a negociação e o respeito aos direitos e deveres de todos os parceiros da sociedade. Pois cúmplices uns dos outros não visam os interesses coletivos, mas interesses que beneficiam só uma determinada classe. Por ex, na região amazônica. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ou simplesmente, ICMBio, que é uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA),está retirando das reservas ambientais os invasores que se alojaram lá ilegalmente. No caso, os fazendeiros ilegais estão pensando no prejuízo financeiro que terão, e não no que é o certo. Pois a área de reserva deve ser preservada e não se pode derrubar as árvores nas reservas.
Os cidadãos de bem ficam apavorados com essa situação de desrespeito aos interesses da maioria, que é preservar o meio ambiente, entre outras coisas. Sobre o princípio da dignidade humana, devemos sempre nos basear nas Sagradas Escrituras, que afirmam que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus e relatam a encarnação do Filho de Deus. Procurarando se configurar a Nosso Senhor Jesus Cristo, e não a interesses pessoais, pois dessa forma, o objetivo será a Jerusalém Celeste, e não o mundo mundano. O principal objeto da Doutrina Social da Igreja, sendo a defesa e promoção da dignidade humana nas questões sociais, promovendo diretrizes éticas para a melhor organização econômica e política das sociedades humanas, em casos de ilegalidade, não pode ficar alheio ao fato e deve apoiar a justiça. Os possíveis diálogos que podemos contribuir com essa discussão sobre esses princípios, neste caso, é aplicar o princípio da subsidiariedade, já que a finalidade geral deste princípio é garantir um determinado grau de autonomia a uma autoridade subordinada a uma instância hierarquicamente superior, ou a uma autoridade local em relação ao poder central, e acatar a lei e apoiar a ICMBio, ou outro setor que busca o bem comum. A responsabilidade recai sobre as instâncias ou grupos maiores quando as comunidades ou grupos menores não dão conta da tarefa social. Sobre o princípio da dignidade humana, baseia-se nas escrituras sagradas, que afirmam que o ser humano foi criado à imagem semelhança de Deus e relatam a encarnação do Filho de Deus. Lembremos que Jesus disse. A Igreja não deve se envolver em questões políticas pois ela exerce uma missão diferente da que concerne as autoridades políticas. Conforme nos ensina o Catecismo da Igreja Católica. A Igreja se preocupa com a Salvação da alma. Pois como disse Jesus Referências |

Amanhecer na Serra do Cachimbo